Mensagem do Sr. Bispo de Aveiro, D. António Francisco 
 
FAMÍLIA, ESPERANÇA E DOM

 

Iniciamos em família diocesana, verdadeira fraternidade de famílias, uma nova caminhada de oração, de convívio, de formação, de fé e de vida. Nesta grande família diocesana todas as famílias têm lugar e missão: missão repartida e assumida por todos e por  cada um dos seus membros, desde as crianças da catequese e seus pais e catequistas, aos jovens e seus animadores e professores, aos adultos e idosos, aos que vivem a alegria de famílias felizes e aos que passam momentos de provação ou de sofrimento.
Fazemos parte desta grande família, a nossa família também, verdadeira fraternidade de famílias que é a Igreja diocesana. 
Queremos viver o tempo novo do Advento-Natal 2011, impregnado do dinamismo, do encanto e da alegria da fé que a IV etapa do nosso Plano de  Pastoral nos traz. Desejamos rezar, refletir e agir em Igreja diocesana, inseridos e interventivos nos movimentos apostólicos, nas paróquias e nos arciprestados da nossa diocese de Aveiro. Temos aqui um lugar próprio e assumimos com alegria uma missão específica. 
Caminhamos, como famílias e no dinamismo próprio da pastoral familiar na nossa diocese, ao ritmo desta mesma Igreja, aberta e dialogante com o mundo do nosso tempo e atenta aos seus desafios e sonhos, alegrias e esperanças, angústias e tristezas. Somos, como cristãos e como famílias, membros, por inteiro, desta Igreja e aqui queremos comunicar a alegria da nossa fé, o encanto da nossa vida e o testemunho
cristão das nossas famílias.
Nesta caminhada rumo ao Jubileu da nossa Diocese, as famílias têm uma particular missão e uma acrescida oportunidade para nos dizerem da alegria da sua fé em Jesus Cristo e para nos abrirem com o seu testemunho de vida e compromisso cristão horizontes de Deus para o amanhã da Igreja de Aveiro. «Onde há Deus, há futuro», afirmava o Santo Padre Bento XVI, na Alemanha, a sua terra natal. Assim acontecerá
aqui também, em Aveiro, a nossa diocese, através de tantas famílias cristãs e de todos os que trazem Deus no seu coração e O testemunham na sua vida.
Somos convidados a ler,  entender e construir a  VIDA DE HOJE  a partir da  ESCOLA DO PRESÉPIO, iluminados pela palavra de Deus que a Bíblia nos oferece para REFLETIR E REZAR em cada dia e em cada semana deste tempo. Iremos, assim, trabalhar todos na  CONSTRUÇÃO DO PRESÉPIO, onde Cristo vai nascer para cada um de nós e para o mundo.
Convosco, caríssimas famílias, atentos a cada uma das famílias da nossa diocese, de coração aberto para o mistério da Família de Nazaré, que o Natal nos revela, no presépio de Belém, e de olhar voltado já para a Festa das Famílias, que a todos nos vai congregar, no próximo dia 20 de maio, queremos ser verdadeira «Igreja diocesana, fraternidade de famílias, que confirma a esperança».

Aveiro 16 de Outubro de 2011
+ António Francisco dos Santos
Bispo de Aveiro

publicado por catequesebarra às 01:16