Durante o Verão, o bispo de Aveiro, D. António Francisco Santos, estará presente em várias comunidades daquela diocese (Torreira, S. Jacinto, Barra, Costa Nova, Vagueira e Curia) para reflectir sobre «A Igreja e os valores do tempo presente: a vida, a família, a vocação e a solidariedade».

O programa da «Pastoral de Verão» apresentado no dia 26 de Julho, nas instalações da Rota da Luz. O principal assunto foi  a apresentação do programa da Pastoral de Verão nas comunidades que promovem e vivem "mais intensamente o turismo como actividade social e económica nesta altura do ano" - realça um comunicado de imprensa da diocese.
Ao longo deste período de veraneio, D. António Francisco pretende "evangelizar a cultura do lazer. Uma Igreja que quer acolher com espírito fraterno e abertura cristã, os veraneantes e turistas". Este ano haverá aspectos inovadores: "Presença dos seminaristas nesta itinerância de evangelização do Bispo de Aveiro; A referência ao voluntariado missionário e A participação dos Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil e Vocacional e da Pastoral Social nesta iniciativa".

Numa Igreja que se quer de Acção, voltada para a Sociedade e em testemunho daquilo em que acredita, o Bispo de Aveiro irá neste tempo de Verão, pela primeira vez desde que está na Diocese inaugurar as acções de Pastoral do Verão nas comunidades que mais vivem o tempo retemperador de férias e de lazer no território da Diocese.

A escolha dos temas de reflexão para este período referem-se a esta componente interventiva que o Bispo Diocesano quer realçar e potenciar na vida da sociedade: o valor, a beleza e a riqueza da vida na sua plenitude, a família, a sua importância e bem-estar… título que reflecte e conclui o tema aglutinador geral do ano pastoral de 2006/2007, a vocação como potenciação do ser humano de fazer escolhas para a sua vida e que as mesmas sejam feitas com Amor, ao Mundo e a Deus, e a solidariedade como valor intrínseco do cristianismo que não pode parar enquanto houver alguém em sofrimento, com necessidades básicas para suprir, enquanto houver alguém sem amor, sem acolhimento, sem viver plenamente os direitos humanos declarados pelas nações unidas que reflectem os próprios valores da sociedade judaico-cristã de Amor, fraternidade, solidariedade e atenção aos que mais necessidades têm.

Este tema introduzirá o referente aglutinador ao ano pastoral de 2007/2008: a Igreja ao serviço dos mais pobres, centrada na Acção Social e Caritativa, cuidadosa às necessidades dos que mais precisam, à escala local de Aveiro (nas diversas instituições e obras de acção social com que a Igreja trabalha) e à escala global (pelas Missões Humanitárias que promove e Voluntários Missionários que envia para África, América Latina e Timor-Leste).

 

 

PROGRAMA – CALENDÁRIO PASTORAL

Dia 4 de Agosto:
19h – Eucaristia na Igreja da Senhora da Boa Hora, Vagueira
Dia 5:
9h – Eucaristia na Igreja da Senhora da Boa hora, Vagueira
Dia 6:
21,30 – Encontro/Reflexão, Vagueira
Dia 11:
19h –Eucaristia na Igreja da Torreira
Dia 12:
8h e 11h –Eucaristia na Igreja da Torreira
Dia 13:
21,30 – Encontro/ Reflexão, Torreira
Dia 14:
21: Eucaristia na Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Fermentelos
Dia 15:
Termas da Cúria
Dia 19:
Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria
Dia 25:
19h –Eucaristia na Igreja da Barra
21,30h –Eucaristia na Igreja da Costa Nova
Dia 26:
9,30 –Eucaristia na Igreja da Costa Nova
11h –Eucaristia na Igreja da Barra
Dia 27:

21,30h –Encontro/Reflexão, Costa Nova

 

 

Fonte Ecclesia

publicado por catequesebarra às 12:38