“PARA UMA FAMÍLIA + FELIZ + AMOR”

 

 

 

 

 

 

 

A Diocese de Aveiro está a viver a quarta etapa do seu plano pastoral dedicada à família com o lema“Igreja Diocesana, fraternidade de famílias confirma a esperança”.

Para culminar esta etapa, propõe-se a nossa comunidade diocesana realizar a“FESTA DAS FAMÍLIAS” 

 

 

 

A Caminhada da família irá iniciar no dia 29 de Abril de 2012 (IV Domingo do tempo pascal) e irá terminar no dia 20 de Maio de 2012 (Domingo da Ascensão) na Festa das Famílias em Calvão.

 

II - OBJECTIVOS:

1. Despertar os membros de cada uma das famílias para o dom que é a sua própria família como lugar de crescimento e felicidade;

2. Fortalecer os laços familiares no Amor vivificado pela Palavra de Deus, ensino do magistério e oração;

3. Promover a participação das famílias na construção de famílias mais felizes porque berços do amor, da educação e santuários da vida de Deus;

4. Promover a participação das famílias nesta família de famílias que é a nossa Diocese de Aveiro a começar já pela participação na festa das famílias do dia 20 de Maio.

 

III - CONTEÚDO:

A Caminhada da família assenta em três pilares fundamentais:

1. A Palavra de Deus: a família é convidada diariamente a interiorizar e meditar uma pequena frase da Palavra de Deus da Eucaristia desse dia;

2. A Palavra da Igreja: a família é convidada diariamente a interiorizar e meditar uma pequena frase do magistério sobre a família;

3. A Palavra da Vida: a família é convidada a fazer a vivência do amor e da vida na realidade familiar de todos os dias através de um compromisso concreto.

 

IV - COMPROMISSOS: 

As Paróquias irão colocar à disposição um pequeno livro para dinamização desta caminhada.

Neste livro para cada dia do tempo da caminhada, propõe-se uma frase da Palavra de Deus, uma frase do ensinamento da Igreja sobre a família, a Palavra da vida (compromisso) e ainda uma oração.

 

 

 

VI - GESTOS:

Cada família (com ou sem filhos) da comunidade paroquial é convidada a construir um coração que será entregue na festa das famílias para construirmos a árvore das famílias.

 

 

1. Comunidade Paroquial – “Família de famílias”

A comunidade paroquial é convidada a construir um coração grande e visível no local que entender mais apropriado.

 

Na missa do dia 29 de Abril, coloca-se em lugar de destaque um coração com uma fotografia da Igreja Matriz. 

 

No dia 20 de Maio, o coração de cada uma das paróquias será colocado como pano de fundo do local onde se irá celebrar a Eucaristia da Festa das Famílias.

 

 

 

2. Crianças até ao 6º ano de catequese (e família no seu conjunto com ou sem filhos em idade de catequese)

 

 

“A minha família no coração”

Todas as crianças, com a ajuda dos membros da sua família, são convidadas a construir em casa um coração com uma família no interior.

A partir de 29 de Abril, recebem o coração que deverá ser colocado em lugar de destaque em casa de cada família.

 

No dia 20 de Maio, todos são convidados a levar o coração construído para a festa das famílias. Iremos todos construir, em Calvão, a árvore das famílias.

 

 

 

 

 

Adolescentes e Jovens -

 “Ligado à minha família”

 

 

Todos os adolescentes e Jovens irão receber fitas para serem usadas no pulso. É o elemento que me recorda que estou ligado, exactamente como a aliança dos esposos.

A partir de 29 de Abril, recebem uma fita que cada um deverá colocar no seu pulso.

 

No dia 20 de Maio, todos são convidados a levar a fita a mais que receberam. É com ela que vão ligar o coração da sua família à árvore das famílias que queremos construir.


publicado por catequesebarra às 19:44